Ser Especial

Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor - Madre Teresa de Calcutá

Transtornos de Tiques


Os tiques são movimentos ou vocalizações que ocorrem subitamente, de maneira rápida, recorrente, não-rítmica, estereotipada, são involuntários e podem ser classicamente classificados como tiques motores e vocais. Os tiques motores normalmente são representados por contrações repetitivas e rápidas de grupamentos musculares como piscar os olhos, encolher os ombros, espasmos de pescoço e “fazer caretas”. Formas mais graves do transtorno de tiques incluem tiques motores complexos em que ocorre comportamento de cheirar objetos, saltar, tocar ou até a exibição de gestos obscenos.
Os tiques vocais mais comuns são de tossir, pigarrear, roncar e fungar. Tiques vocais complexos incluem a repetição de palavras, frases ou até o disparo de palavras obscenas fora de contexto.
Tiques esporádicos são comuns de ocorrer com toda criança e freqüentemente estão associados ao estresse e crianças tímidas ou ansiosas são mais propensas a apresentar tiques. Esses tiques transitórios desaparecem com o tempo, diferentemente dos transtornos de tiques, condições mais graves e que necessitam de auxílio médico.
O tipo mais comum de tiques é o transtorno de tique transitório, que afeta até 10% das crianças em idade escolar. Tiques que duram mais de um ano são chamados transtorno de tiques crônico e afetam em torno de 1% da população infantil.